Trabalhos produzidos pelos integrantes do EDUCIM que utilizaram a relação com o saber e/ou a matriz 3x3 como referencial teórico.
As produções estão organizadas por ano e pela ordem artigo, tese e dissertação.
ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. A relação com o saber na sala de aula. IX Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. Mesa-redonda: Relação com o Saber e o Ensino de Ciências e Matemática. Aracaju-SE, 18 de setembro de 2015. http://educonse.com.br/ixcoloquio/arruda_passos2.pdf
LIMA, João Paulo Camargo de; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello e DOHL, Viviane Vanessa. Aprofundando a compreensão da aprendizagem docente. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2015, vol.21, n.4, pp. 869-891. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n4/1516-7313-ciedu-21-04-0869.pdf
BACCON, Ana Lúcia Pereira; ARRUDA, Sergio de Mello. Estilos de gestão da sala de aula: uma análise a partir da ação docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 463-487, jul./dez. 2015. http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6713/4647
2014:
CONTI, Regina Paula ; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. A educação ambiental nos cursos de licenciaturas: à luz de um novo instrumento de análise. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 04, p. 183-208, 2014. http://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/197
(TESE) PASSOS, Angela Meneghello. Uma proposta para a análise das relações docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000189853
(DISS.) CONTI, Regina Paula de. A Educação Ambiental nos cursos de formação inicial de professores: investigações à luz de um novo instrumento de análise. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000191990
2013:
LUCAS, Lucken Bueno; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Axiologia e o processo de formação inicial de professores de biologia. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 18, p. 645-665, 2013. http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID347/v18_n3_a2013.pdf
(TESE) CARVALHO, Marcelo Alves de. Um modelo para a interpretação da supervisão no contexto de um subprojeto de Física do PIBID. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000184196
(TESE). OHIRA, Márcio Akio. Formação inicial e perfil docente: um estudo por meio da perspectiva de um instrumento de análise da ação do professor em sala de aula. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000184197
(TESE). LARGO, Vanessa. O PIBID e as relações de saber na formação inicial de professores de Matemática. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000185182
(DISS.) ELIAS, Rodrigo Cesar. Implicações do sistema blocado na ação didática do professor de Física. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000184889
(DISS). FEJOLO, Thomas Barbosa. A formação do professor de Física no contexto do PIBID: os saberes e as relações. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000183056
2011:
ARRUDA, Sergio de Mello; LIMA, João Paulo; PASSOS, Marinez Meneghello. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 11, n.2, p.139-160, 2011. http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/viewFile/265/243
ANTUNES, Francieli Cristina Agostinetto; ARRUDA, Sergio de Mello. A Relação do Estagiário Consigo Mesmo Enquanto Futuro Professor de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 4, p. 98-117, 2011.
2010:
KLEIN, Alberto Eduardo; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; ZAPPAROLI, Ferdinando Vinicius Domenes. Os sentidos da observação astronômica: uma análise com base na relação com o saber. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 10, p. 37-54, 2010. http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/151/192
2009:
(DISS). BALLESTERO, Henrique Cesar Estevan. Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000149779
(DISS.) KLEIN, Alberto Eduardo. Os sentidos da observação astronômica: uma análise a partir da relação com o saber. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000151297
VERONA, Matheus Fabricio; MORI, Horácio; ARRUDA, Sergio de Mello. Raízes formais e informais da opção pelo curso de ciências biológicas. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, p. 1-20, 2008. http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/151/630
2007:
(DISS.) ANTUNES, Francieli Cristina Agostinetto. A relação com o saber e o estágio supervisionado em Matemática. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000123253
(DISS.) MELLO, Eliana de. A relação com o saber e a relação com o ensinar no estágio supervisionado em Biologia. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000126415
(DISS.) GUIZELINI, Alessandra. Um estudo sobre a relação com o saber e o gostar de matemática, química e biologia. http://www.uel.br/pos/mecem/pdf/Dissertacoes/Alessandra_Guizelini.pdf
(DISS.) ZAPPAROLI, Ferdinando Vinicius Domenes. Um Estudo sobre a Função do Técnico de Laboratório Didático de Ciências. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000115486