O Grupo

  O grupo EDUCIM – Educação em Ciências e Matemática – foi criado em 2002 com o objetivo de discutir as pesquisas relacionadas às dissertações e, posteriormente, às teses desenvolvidas por estudantes do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. A maioria das investigações em curso no grupo aborda a elaboração de saberes docentes, a ação do professor em sala de aula, as possibilidades da aprendizagem informal e as relações entre a educação formal e a não formal, utilizando a temática da relação com o saber, a História e Filosofia da ciência, a Psicanálise e outros referenciais como bases teóricas.
  As análises qualitativas (análise de discurso, análise de conteúdo, análise textual discursiva) tem sido tomadas como metodologias gerais para a análise dos dados. O grupo está instalado nas dependências do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL), órgão suplementar da UEL, situado no campus, e se constitui, por meio dos recursos humanos e materiais catalizados pelo grupo, como o setor de pesquisa e desenvolvimento do MCTL. Atualmente temos procurado articular nossas pesquisas com a de outros grupos do Paraná, do Brasil e do exterior (Portugal).
  Dois instrumentos têm sido utilizados com freqüência nas teses de dissertações do grupo: a Matriz 3x3 (ARRUDA et al, 2011) e os Focos de Aprendizagem (ARRUDA et al, 2012; ARRUDA et al, 2013). Esses instrumentos têm contribuído em dois sentidos: a Matriz 3x3 tem permitido uma visão unificada sobre a maioria das pesquisas em curso no grupo, tratando-as como casos especiais da análise das relações epistêmicas, pessoais e sociais com o saber nas mais diversas configurações de aprendizagem; os Focos de Aprendizagem têm contribuído para a construção de uma visão mais ampla da aprendizagem e para a unificação entre os campos da aprendizagem informal e o campo da formação de professores. Nas abas Relação com o saber/Matriz 3x3 e Focos podem ser encontradas as últimas publicações do grupo que tomaram tais instrumentos como base para a pesquisa.

Página do grupo na plataforma lattes:


Página do Museu de Ciência e Tecnologia: