Teses e dissertações

TESES


1. ARRUDA, Sergio de Mello. Entre a inércia e a busca: reflexões sobre a formação em serviço de professores de física do ensino médio. 2001. Doutorado em Educação. USP. Orientador: Prof. Dr. Alberto Villani.

2. PASSOS, Marinez Meneghello. O professor de matemática e sua formação: análise de três décadas da produção bibliográfica em periódicos na área de educação matemática no Brasil. 2009. Doutorado em Educação para a Ciência. UNESP – Bauru. Orientador: Prof. Dr. Roberto Nardi. http://repositorio.unesp.br/handle/11449/102016

3. BACCON, Ana Lúcia PereiraUm ensino para chamar de seu : uma questão de estilo. 2011. Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda.

4. MAISTRO, Virginia Iara de AndradeFormação inicial: o estágio supervisionado segundo a visão de acadêmicos do curso de ciências biológicas. 2012. Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL. Orientador: Sergio de Mello Arruda.

5. CARVALHO, Marcelo AlvesUm modelo para a interpretação da supervisão no contexto de um subprojeto de Física do PIBID. 2013. Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000184196

6. OHIRA, Márcio AkioFormação inicial e perfil docente: um estudo por meio da perspectiva de um instrumento de análise da ação do professor em sala de aula. 2013. Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL. Orientadora: Profª. Drª Marinez Meneghello Passos.

7. LARGO, VanessaO PIBID e as relações de saber na formação inicial de professores de Matemática. 2013. Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000185182

8. DIAS, Fabiele CristianeO ENEM, o vestibular e o ensino de química : o caso da Universidade Estadual de Londrina. 2013. Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática. UEM. Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho. http://nou-rau.uem.br/nou-rau/document/?code=vtls000211313

9. BALLESTERO, Henrique Cesar EstevanAprendizagem significativa da linguagem física em um curso de introdução à mecânica clássica no ensino superior. 2014. Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000191262

10. PASSOS, Angela MeneghelloUma proposta para a análise das relações docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva. 2014. . Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000189853

11. LUCAS, Lucken BuenoAxiologia relacional pedagógica e a formação inicial de professores de biologia. 2014.
Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000191246

12. ANDRADE, Edelaine Cristina de. Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula. 2016. Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000206236

13. CARVALHO, Diego Fogaça. O PIBID e as relações com o saber, aprendizagem da docência e pesquisa : caracterização de uma intervenção na formação inicial de professores de matemática. 2016. . Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000206558

14. MARTIN, George Francisco Santiago. Caracterização do interesse pela docência em estudantes participantes do pibid nos cursos de ciências naturais. 2016. Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000208348


______________________________________________
DISSERTAÇÕES

1.ARRUDA, Sergio de Mello.
Mudança conceitual na Teoria da Relatividade Especial. 1994. Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Orientador: Alberto Villani. 

2.PASSOS, Marinez Meneghello
O ser professor de matemática e a reconstrução da subjetividade : estudo realizado com alunos do 1º ano do curso de matemática da Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Educaçao. UEL.   2004. Orientador: João Batista Martins.

3.UENO, Michele Hidemi – (2004) – [resumo] [texto completo
“A tensão essencial na formação do professor de física: entre o pensamento convergente e o pensamento divergente”. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda.

4.SANTOS, Cláudio José – (2004) – [resumo] [texto completo
“Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores de Ciências”. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda.

5.GUIZELINI, Alessandra – (2005) – [resumo] [texto completo]
“Um estudo sobre a relação com o saber e o gostar de matemática, química e biologia”. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda.

6.CHIARATO, Maria Antonia L. Monteiro – (2005) – [resumo] [texto completo]
“Aprendendo matemática à distância: a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciais”. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda.

7.ZAPPAROLI, Ferdinando Vinicius Domenes – (2005) – [resumo] [texto completo]
“Um Estudo sobre a Função do Técnico de Laboratório Didático de Ciências”.
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda.

8.BACCON, Ana Lúcia Pereira – (2005) – [resumo] [texto completo]
“O professor como um lugar: um modelo para a análise da regência de classe”. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda.

9.LOPES, Francisca Michelli – (2007) – [resumo] [texto completo]
“A identificação e a construção da identidade docente na formação inicial de professores de Biologia.” Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda

10.ANTUNES, Francieli Cristina Agostinetto  – (2007) – [resumo] [texto completo]
“A relação com o saber e o estágio supervisionado em Matemática.” Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda

11.MELLO, Eliana de – (14/12/2007) – [resumo] [abstract] [texto completo]
“A relação com o saber e a relação com o ensinar no estágio supervisionado em Biologia”. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda

12.FAGÁ, Maria Valéria N. C. – (20/06/2008) – [resumo] [abstract] [texto completo]
“Torna-se e manter-se professor: algumas questões subjetivas.” Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda

13.CARVALHO, Marcelo Alves – (19/02/2009) – [resumo] [abstract] [texto completo]
“Um estudo sobre a inserção de atividades em educação não formal na disciplina Metodologia e Prática do Ensino de Física da Universidade Estadual de Londrina.” Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda

14.BALLESTERO, Henrique C. – (06/08/2009) – [resumo] [abstract] [texto completo]
“Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica. ” Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda

15.KLEIN, Alberto Eduardo – (31/08/2009) – [resumo] [abstract] [texto completo]
“Os sentidos da observação astronômica: Uma análise a partir da relação com o saber. ” Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda

16.PASSOS, Angela Meneghello – (08/10/2009)– [resumo] [abstract] [texto completo]
“Um estudo sobre a formação de professores de ciências e matemática.” .” Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda

17.ALVES, Dênis Rogério S. – (22/11/2010)– [resumo] [abstract] [texto completo]
“Um estudo sobre a Educação não formal no Brasil em revistas da área de ensino de ciências (1979-2008) .”  Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos

18.ANDRADE, Edelaine Cristina de. (15/02/2011)[resumo] [abstract] [texto completo]
“Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstração .” Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos

19.FREGOLENTE, Alexandre – (29/02/2012)
O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente
Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL.
Orientador: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000177449

20.VILAS-BOAS, Anderson – (22/06/2012) A natureza da ciência no ensino de ciências conforme artigos publicados em periódicos nacionais e o seu ensino por meio de narrativas históricas” Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL. Orientador: Profª. Drª. Marcos Rodrigues da Silva http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000177960

21.FOGAÇA, Diego Carvalho - (25/01/2012) – [resumo] [abstract] [texto completo]
“O estágio curricular supervisionado e a decisão do licenciado em querer ser professor de matemática .”Orientador: Profa. Dra. Marinez Meneghello Passos

22. ELIAS, Rodrigo Cesar. Implicações do sistema blocado na ação didática do professor de física. 2013

Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000184889

23. FEJOLO, Thomas Barbosa. (25/02/2013) –

"A formação do professor de Física no contexto do PIBID: os saberes e as relações”. 
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000183056

24. SILVA, Leandro Chagas da. (18/06/2013) – [resumo] [abstract] [texto completo]

"Expressões faciais em situação de aprendizado no contexto do PIBID”. 
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda

25. PIRATELO, Marcus Vinícius MartinezUm estudo sobre o aprendizado docente no projeto PIBID/UEL : licenciatura em física. 2013

Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda.
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000187794

26. MORYAMA, Nayara. (03/12/2013) – [resumo] [abstract] [texto completo]
"Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia: uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente”. 
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda


27. TEIXEIRA, Lilian Aparecida. (12/12/2013) – [resumo] [abstract] [texto completo]
"Tornando-se pesquisadores: um estudo a partir da análise de memórias de um grupo de pesquisa em educação em ciências e matemática”. 
Orientadora: Profa. Dra. Marinez Meneghello Passos

28. 
PEDRO, Clelder Luiz.(03/02/2014) – [resumo] [abstract] [texto completo]
"Sites de redes sociais como ambiente informal de aprendizagem científica”
Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda


29. Regina Paula de Conti. (20/02/2014) – [resumo] [abstract] [texto completo]
"A Educação Ambiental nos cursos de formação inicial de professores: invstigações à luz de um novo instrumento de análise”.Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos


30. PORTUGAL, Khalil Oliveira. O YouTube como uma configuração para o ensino e a aprendizagem de ciências. 2014. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000198058

31. ORTIZ, Etiane. História da ciência no ensino de biologia: virtudes e dificuldades da contextualização histórica do episódio da dupla hélice do DNA. 2015. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL. Orientador: Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000198876

32. MACHADO, Elaine Da Silva. Estudo dos saberes da ação pedagógica sob a perspectiva da matriz 3x3. 2016. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEL. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000206238

33. OBARA, Cassia Emi. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. 2016. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL. Orientadora: Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000207239